Procuradora-chefe do MPT em São Paulo participa do IV Congresso Internacional de Direito do Trabalho

Claudia Regina Lovato Franco representou o MPT no IV Congresso Internacional de Direito do Trabalho, que aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro, em São Paulo. Com o tema Crise econômica e desajustes sociais: reinventando o direito do trabalho, o congresso, organizado pela Academia Brasileira de Direito do Trabalho e pela International Labour and Employment Relations Association (Associação Internacional de Relações de Trabalho e Emprego), contou com a presença de acadêmicos, magistrados e profissionais do direito.

Durante os dois dias foram debatidos temas como ideologia, jurisprudência, normas coletivas, complexidade da legislação trabalhista e a perspectiva de mudanças. Para Claudia Franco, “a participação de estudiosos do direito do trabalho brasileiro e a contribuição de ilustres acadêmicos do cenário internacional nesse congresso nos traz reflexões importantes. O MPT, como órgão de defesa dos interesses da sociedade, tem claro a importância e o princípio do valor social do trabalho no desenvolvimento econômico do País, sempre salvaguardando os direitos de todos os trabalhadores”.

Ives Gandra da Silva Martins abriu os trabalhos com a conferência “Direito e Ideologia”, recordando a evolução do direito à luz de diversas ideologias. O presidente da academia, Rodolfo Pamplona Filho, observou que “o direito do trabalho precisa se reinventar, para descobrir o seu novo papel, em uma nova ordem, que valorize os direitos fundamentais e busque segurança nas relações jurídicas”.

Além dos coordenadores do congresso, os acadêmicos Nelson Mannrich, Rodolfo Pamplona Filho, Valdir Florindo e Yone Frediani, o evento contou também com a presença da presidente do TRT da 2ª Região, desembargadora Silvia Devonald; a presidente da Amatra, Patricia Almeida Ramos; a representante da Anamatra em São Paulo, desembargadora Silvana Abramo Margherito Ariano; o presidente da OAB SP,  Marcos da Costa, e o Vice-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho.

Imprimir