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Prêmio Peteca traz crianças ao MPT-SP

Premiação faz parte do projeto nacional MPT na Escola

Mais de 50 crianças vindas dos municípios de Santa Isabel e Francisco Morato trouxeram ontem (3/12) muita animação à sede do Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP) para a cerimônia de premiação do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, o Peteca. Elas vieram apresentar peças de teatro, música e artes plásticas, tratando do tema “trabalho infantil”, que realizaram sob orientação de seus professores.

A cerimônia foi aberta pela procuradora-chefe do MPT-SP Claudia Lovato Franco e pelas procuradoras do Trabalho Rosemary Fernandes Moreira (coordenadora do evento), Elisiane dos Santos e Ana Elisa Alves Brito Segatti, ambas representantes da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT. A Orquestra Infanto-Juvenil Choro Blue também esteve presente e tocou para a plateia clássicos da música popular brasileira.

“O Peteca faz parte do Projeto MPT na Escola, lançado em 2012, com a finalidade de conscientizar a nossa sociedade quanto à urgência de erradicarmos o trabalho infantil e de assegurarmos a proteção ao trabalho do adolescente”, afirmou Claudia Lovato Franco. Rosemary Moreira, responsável pela implantação do MPT na Escola em municípios de Guaruhos, disse estar satisfeita com a continuidade do projeto, ressaltando que esta já é a terceira edição do Peteca em São Paulo. Ela lembrou que as Secretarias de Educação sempre mostraram empenho e interesse no desenvolvimento do programa nas escolas.

Para Elisiane dos Santos, a premiação “é quando podemos visualizar o resultado do projeto”. Ela lembrou que foi professora da 1ª à 4ª séries antes de se tornar procuradora. “Por isso sinto uma dupla emoção ao ver os resultados, e me vejo em cada aluno e professor aqui presente. Sempre acreditei na transformação da sociedade através da arte a da educação”, acrescentou. Ana Elisa Segatti agradeceu às crianças pelo empenho e também aos professores e pais, que abriram caminho à participação dos jovens no projeto.

Dentre os prêmios concedidos, resultado de reversão de multa por Termos de Ajustamento de Conduta não cumpridos, havia computadores, máquinas fotográficas e kits de livros infantis. Todos receberam medalhas. Veja a seguir os vencedores de cada categoria:

 

Categoria:

1º lugar

2º lugar

3º lugar

       

Artes visuais: desenho e pintura

“Criança”, de Shaina Souza Teixeira (E.M. Fanny Goldberg)

“Sonho de criança”, de Letícia Cavalcante Cano (E.M. Mário Quintana)

“Educação, cultura e arte”, de Mylena Kelly da Silva Santos (E.M. Brigadeiro Roberto Brandini)

 

Composição: paródia

“Brasil alerta”, de Paola Gabriele da Silva (E.M. Brigadeiro Roberto Brandini)

“Ela é escravizada”, Mariana Feitosa França (E.M. Brigadeiro Roberto Brandini)

“Criança não pode trabalhar”, de Jhennifer L. C. Vitalino (E.M. Cora Coralina)

Teatro: esquete teatral

“Trabalho infantil”, por Tais Rocha de Moraes e outros (E.M.E.B. Teiji Kita)

“Retrato vergonhoso do Brasil”, por Bianca V. P. Lima e outros (E.M.E.F. Jardim Eldorado)

“Escola rural”, por Bento Nunes de G. Jr. E outros (E.M.E.F. Firmino Alves de Queluz)

 

Literatura: poema

“O Trabalho Infantil”, de Eduardo Tavares de Chagas (E.M.E.F. João José de Almeida Filho)

“Trabalho infantil, desrespeito com a criança!”, de Vinicius Gomes Silveira (E.M.E.F. Vereador Luiz Benedito)

“Os direitos das crianças”, Giovanna Camargo de Souza (E.M.E.F. João José de Almeida Filho)

 

O que é

O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) consiste num conjunto de ações voltadas para promover debates nas escolas de ensino fundamental e médio dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente. Adotando a estratégia da multiplicação dos saberes, o PETECA realiza oficinas de capacitação e sensibilização de profissionais da educação, que atuam como coordenadores municipais do Programa e coordenadores pedagógicos. Estes, por sua vez, debatem com os professores os temas estudados nas oficinas, elaborando plano de ação para abordagem em sala de aula e promoção de eventos que permitam ampliar o debate para toda a comunidade escolar.

A operacionalização do PETECA ocorre por meio de parcerias firmadas com as Secretarias Municipais de Educação, que indicam profissionais para atuar como coordenadores locais do Programa. Os profissionais indicados são capacitados e sensibilizados por meio de uma Oficina, realizada anualmente, com carga horária de 16 horas. Após as oficinas municipais, os coordenadores escolares repassam os conhecimentos aos demais educadores das respectivas escolas, que juntos elaboram o plano de ação escolar, com base no qual os são debatidos com os alunos em sala de aula e com os pais, por ocasião das reuniões, palestras e demais eventos promovidos pela escola. Os alunos são estimulados a produzir tarefas escolares, demonstrando os conhecimentos adquiridos por meio de desenhos, pinturas, músicas, paródias, contos, poesias e histórias em quadrinho, dentre outras modalidades.

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