MPT-SP participa do “Dia D” pela inclusão de PCDs

Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS terá mais de 1.200 vagas de trabalho

São Paulo, 27 de novembro de 2017 - O Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo participa no dia 29 de setembro (sexta-feira) do Dia D - Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS. Nele, 48 empresas vão disponibilizar mais de 1.200 vagas de emprego para pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS. A 4ª Edição do Dia D acontece na unidade Vergueiro da Uninove, no bairro Liberdade. Haverá oportunidades em diversas áreas de atuação.


Além das vagas ofertadas, a pessoa com deficiência e/ou reabilitada poderá assegurar o direito ao trabalho, obter informações sobre a Lei de Cotas (8.213/91),  benefícios previdenciários e tirar 1ª ou 2ª via da carteira de trabalho. Também poderá realizar denúncias contra empresas por discriminação contra pessoas com deficiência ou descumprimento da lei de cotas.

Convite-Dia-D---25-09-2017
Convite-Dia-D---25-09-2017

Quem comparecer deve levar várias cópias do currículo para ser entregue aos representantes das empresas que possuem vagas do interesse do trabalhador.


A ação acontece em vários Estados do país e surgiu da experiência do Estado da Bahia e Mato Grosso, em parceria com Ministério do Trabalho, por meio das unidades do SINE (Sistema Nacional de Emprego). No Estado de São Paulo, as unidades do SINE são popularmente conhecidas como Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e/ou Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF).
O "Dia D" visa estimular a necessidade de mudança cultural entre as empresas, possibilitará o fortalecimento das políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência, a aproximação entre trabalhadores e empregadores e ampliar o número de pessoas inseridas no mercado de trabalho formal. Também haverá edição do evento em outros 28 municípios, entre eles, São Bernardo do Campo, Osasco, Guarulhos, Santos e Piracicaba.

Serviços disponíveis no DIA D
Recrutamento e seleção de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS.
Emissão de Carteira de Trabalho (1ª e 2ª via).
Coleta de denúncias trabalhistas
Orientação e inscrição para cursos de capacitação.
Orientação sobre Lei de cotas e mercado de trabalho para pessoas com deficiência.
Orientação sobre serviços municipais e estaduais com foco na inclusão das pessoas com deficiência e/ou reabilitadas do INSS no mercado de trabalho formal.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Centro Integrado Empresa Escola (CIEE)
Instituto Rumo Inclusão
Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários)
Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE)
Ministério Público do Trabalho (MPT)
Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo (SMTE)
Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)
Sindicato dos Comerciários de São Paulo
Sincovaga SP
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco)
Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (SEAC)

SERVIÇO:
Data: 29/09/2017 (Sexta-feira)
Horário: das 9h às 16h
Local: Uninove Vergueiro - Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo/SP (próximo ao metrô São Joaquim).
Entrada gratuita

Imprimir