CONALIS em São Paulo atua nas eleições do Sindimotoristas

A presença do MPT no pleito foi solicitada pelo juízo da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, após realização de acordo judicial, para impedir a prática de atos antissindicais durante o processo de escolha dos dirigentes

A Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (Conalis) do Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP), representada por seu Coordenador, o procurador do Trabalho Bernardo Leôncio Moura Coelho, acompanhou a apuração dos votos na eleição para presidente interino do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, ocorrida nos dias 30 e 31 de março, na Capital.

A inclusão do Ministério Público do Trabalho nos autos se deu em decorrência de sua experiência na condução de eleições sindicais, tendo conduzido o processo eleitoral há 10 anos na mesma entidade sindical. Participaram da votação 22.488 associados, sendo eleito presidente interino o Sr. Cristiano de Almeida Porangaba, com 9.528 votos.

De acordo com o procurador do Trabalho Bernardo Coelho, a votação e a apuração ocorreram de forma pacífica, sem qualquer problema verificado nas 27 (vinte e sete) urnas eleitorais, graças ao apoio da Polícia Militar na segurança. Na apuração, que se encerrou apenas às 5 horas do dia seguinte, de forma ininterrupta, todos os problemas ocorridos foram resolvidos de forma consensual entre o Ministério Público do Trabalho, a Comissão Eleitoral e as 4 (quatro) chapas concorrentes. Após a apuração houve a imediata condução do eleito ao cargo de presidente, que se encontrava vago, até as próximas eleições que ocorrerão em novembro de 2023.

Segundo o procurador representante da Conalis, a presença do MPT foi importante para manter a lisura do pleito, com apoio de todas as partes presentes no processo. “O processo eleitoral sindical deve atender aos princípios da democracia, da igualdade, da legitimidade, da moralidade (nas condutas dos participantes e nos pleitos), da probidade, da lisura nas eleições e do aproveitamento do voto”, afirmou Bernardo Coelho.

 

 

 

Ministério Público do Trabalho

 

 

Imprimir