Prorrogadas inscrições para bolsas destinadas a universitários com deficiência

Interessados em participar devem preencher formulário até o dia 18 de julho; edital prevê critérios que priorizam negros, indígenas e pessoas trans.

São Paulo, 6 de julho de 2021 - Foi prorrogado até 18 de julho o prazo para inscrições no edital aberto por meio de convênio entre o Ministério Público do Trabalho em São Paulo e Somos CIEE, associação apoiada pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) para promover o acesso de jovens vulneráveis à educação e ao mundo do trabalho.

Neste edital, são oferecidas dez bolsas de assistência para estudantes com deficiência que residem em municípios da Região Metropolitana de São Paulo, já matriculados em cursos de graduação de Administração ou na área deTecnologia da Informação.

Caso o número de candidatos seja superior à quantidade bolsas ofertadas, o edital prevê critérios que priorizam a seleção de estudantes negros, indígenas e também pessoas trans. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário.

Convênio MPT e Somos CIEE – o convênio entre as instituições foi firmado em dezembro de 2019 com o objetivo de criar programa de concessão de bolsas e/ou ajuda de custos a estudantes universitários em situação de vulnerabilidade econômica, promovendo o acesso ao Ensino Superior, a elevação da escolaridade e o ingresso qualificado no mercado de trabalho.

O acordo prevê a transferência, por parte do MPT, de recursos oriundos de multa por descumprimento de TAC e de indenizações por danos morais coletivos, para o custeio de bolsas e das atividades inseridas no projeto, como acompanhamento aos alunos bolsistas durante o curso de graduação.

Para Elisiane dos Santos, procuradora do Trabalho e idealizadora da parceria, essa é uma forma de inserção qualificada de jovens no mercado de trabalho. “Hoje existe um cenário de precarização que termina por incidir em violações de direitos, como o trabalho infantil, o trabalho escravo e outras formas de trabalho não tão perversas, mas que também violam direitos, e atingem principalmente segmentos populacionais historicamente discriminados. Queremos proporcionar aos jovens, especialmente aos mais vulneráveis, a possibilidade de ingressar em um curso universitário, ter uma formação profissional e acessar o mercado de trabalho de forma qualificada e na idade própria para a atividade profissional.”, explicou Elisiane

Segundo a superintendente Executiva da Somos CIEE, Maria Nilce Mota, o recurso obtido junto ao MPT-SP está empregado para promover, inicialmente, a inclusão de pessoas com deficiência.

O que é o Somos CIEE?

O Somos CIEE é um programa que financia, por meio de doações voluntárias, bolsas de estudo para jovens em situação de vulnerabilidade que buscam entrar no ensino superior. As ações são voltadas para o público em situação de

vulnerabilidade e grupos sub-representados, como negros, indígenas e transgêneros.

Para cumprir sua missão, o Somos conta com o apoio do CIEE, uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e sem qualquer vinculação com o governo, e que é mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados.

Imprimir