Procuradora-chefe participa de evento sobre defesa cibernética

A convite do Comando Militar do Sudeste, a procuradora-chefe Vera Lucia Carlos, participou da apresentação das atividades do Exercício Guardião Cibernético (EGC) 4.0, na manhã do dia 04/10. Este é o maior exercício de defesa cibernética do Hemisfério Sul e integra governo, setor privado e meio acadêmico no incremento da proteção do espaço cibernético nacional.

São Paulo, 04 de outubro de 2023 - O objetivo é criar e apresentar um ambiente realista no qual as infraestruturas críticas participantes precisam proteger dos ataques cibernéticos os seus sistemas de Tecnologia da Informação (IT) e de operação (OT).

Na ocasião, a procuradora-chefe foi recebida pelo General do Exército Guido Amin Naves, comandante militar do Sudeste, e conheceu os detalhes do exercício de proteção cibernética.

A simulação virtual, segundo o Exército, utiliza um Simulador de Operações Cibernéticas, no qual são reproduzidos sistemas computacionais utilizados pelos especialistas dos órgãos e empresas participantes, que enfrentam ataques reais contra sistemas em uma rede simulando as operações das empresas em cada setor.

Já a simulação construtiva “emprega gabinetes de crise das áreas de tecnologia da informação, comunicação social, jurídica e alta administração, que apresentam soluções para os eventos cibernéticos com impacto nas organizações. As discussões nos gabinetes de crise demandam ações nos níveis decisório/gerencial (gestão de crise) e técnico (resposta ao incidente)”.

Ao final da apresentação, a procuradora-chefe afirmou que vai estudar a possibilidade de integrar o MPT as atividades nas próximas edições do Exercício Guardião Cibernético, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Gabinete do procurador-geral do Trabalho. “A eficiência da resposta a um ataque cibernético depende antes de tudo do nível de treinamento dos profissionais. Para o MPT, que vem investindo e avançando nessa área, considero uma grande oportunidade”, afirmou Vera Lucia Carlos.

A procuradora-chefe entre o Gal. Amin e a oficial do Itamaraty, Mariana Ferreira Cardoso Thiele
A procuradora-chefe entre o Gal. Amin e a oficial do Itamaraty, Mariana Ferreira Cardoso Thiele

Convidados na platéia assistem à apresentação
Convidados na platéia assistem à apresentação
 

Autoridades convidadas
Autoridades convidadas

Imprimir