Ação no vão livre do Masp reuniu centenas de trabalhadores, sindicatos e entidades públicas e privadas para informações sobre saúde do trabalhador

São Paulo, 4 de agosto - O Ministério Público do Trabalho em São Paulo, junto com sindicatos, empresas, fundações e instituições, públicas e privadas, participou com um estande no evento sobre segurança e saúde no trabalho, organizado pelo TRT-2 e o Programa Trabalho Seguro, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), no dia 3/8.

Com o tema “Atrás de cada máquina existe uma vida – pratique o trabalho seguro”, a ação deu ênfase à saúde mental do trabalhador e contou com diversas atividades como palestras, emissão de carteira de trabalho, teste de acuidade visual, exame de glicemia e ginástica laboral. No estande do MPT as pessoas puderam esclarecer dúvidas e retirar material informativo e educativo.

Ao falar aos presentes, o vice-procurador-chefe do MPT em São Paulo, Willian Bedone, acompanhado da procuradora Celia Regina Camachi Stander, representante em São Paulo da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, lembrou que o meio ambiente de trabalho ruim traz prejuízos não só ao trabalhador, mas à sua família e a sociedade. “Falamos muito sobre acidentes de trabalho, aquele em que o trabalhador se machuca, ou perde uma função física, ou morre vítima do acidente, mas pouco falamos sobre outro tipo de acidente. É o acidente psíquico, quando o trabalhador é vítima de discriminação, assédio. Esse tipo de prática é mais difícil de ser percebida, mas pode causar a morte da alma do trabalhador. E as consequências são tão nefastas quanto perder um braço. A família sofre, a sociedade é lesada e também pode levar à morte por suicídio, por violência doméstica e outras. Precisamos estar alerta para esse tipo de situação e conscientizar as empresas sobre a importância de um meio ambiente saudável em todos os sentidos. E, caso ela não entenda isso, vamos aplicar a lei”.

O gestor regional do Programa Trabalho Seguro no âmbito do TRT-2, juiz Renato Sabino, falou sobre a importância da disseminação da informação como forma de criar um ambiente de trabalho saudável. “Levar a consciência da segurança do trabalho é muito importante. Levem o conhecimento que vocês aprenderem aqui para suas famílias, porque, de um em um, a gente faz a diferença.”

 
 

Imprimir