• denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • lgpd
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • Vera Lucia Carlos toma posse como nova procuradora-chefe do MPT em São Paulo

Vera Lucia Carlos toma posse como nova procuradora-chefe do MPT em São Paulo

Cerimônia contou com a presença de autoridades locais, servidores, familiares e amigos dos novos gestores da instituição para o biênio 2023-2025

São Paulo, 09/11/2023 – Presidida pelo procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, a solenidade de ratificação de posse da nova procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, Vera Lucia Carlos, aconteceu na tarde da quarta-feira (08), na sede do órgão em São Paulo. Para acompanhá-la em sua gestão, João Filipe Moreira Lacerda Sabino, vice-procurador-chefe e Sofia Vilela de Moraes e Silva, vice-chefe substituta também assumiram o corpo diretivo.  

Compuseram a mesa solene ao lado do procurador-geral do trabalho, José de Lima, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ᵃ Região (TRT2), desembargadora Beatriz de Lima Pereira; o superintendente regional do Trabalho no Estado de São Paulo, Marcus Alves de Mello; o procurador-chefe do MPT em São Paulo nos biênios 2019 a 2021 e 2021 a 2023, João Eduardo de Amorim, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT),  José Antonio Vieira de Freitas Filho; e o subprocurador-geral e diretor geral do MPT, Glaucio Araujo de Oliveira.  

Ao discursar para servidores, membros do MP, autoridades, amigos e familiares, Vera Lucia Carlos falou sobre a nova função em sua carreira e renovou seu compromisso com a missão da instituição. “Meu compromisso prioritário é com a dignidade da pessoa humana do homem e da mulher que trabalham, e com a valorização da justiça do Trabalho. Estou preparada e disposta para o mais importante desafio na minha carreira. A experiência de quase três décadas de atuação, oito anos coordenando da Coordenadoria de Segundo Grau e quatro anos na vice-chefia, me fazem crer na possibilidade de fazer uma gestão exitosa. Determinação e bons propósitos nunca me faltaram, ademais, não assumo sozinha. Contarei com parceiros de excelência na direção da procuradoria”.

A procuradora-chefe ainda agradeceu o seu antecessor, João Eduardo de Amorim, e afirmou que irá dar continuidade nos projetos que herda agora, privilegiando sempre o diálogo. “Cumprimento meu colega João Eduardo, que neste momento me passa o cargo de procuradora-chefe e o cumprimento por sua excelência no exercício competente e sereno na direção da PRT2. Afirmo que pretendo trabalhar sem nenhuma ruptura, mas sim, acumulando os avanços experimentados nas gestões anteriores e juntos haveremos de construir alternativas, produzir os avanços necessários, as correções esperadas. Diálogo, humildade de serenidade serão as marcas da nossa gestão”, finalizou Vera Lucia Carlos.

Em sua saudação à nova gestão, o procurador do Trabalho João Eduardo de Amorim lembrou dos desafios enfrentados e do apoio sempre constante da atual chefe. “No último dia 30 de setembro, encerrei meus dois mandatos como Procurador-Chefe desta Regional, tendo como minha companheira na gestão, como Vice-Procuradora-Chefe, a colega Vera Lúcia Carlos. Enfrentamos nos últimos quatro anos desafios imensos. Uma pandemia que nos obrigou a uma nova forma de trabalhar, temas novos em nossa atuação, como o assédio eleitoral, e novidades internas. Foi um período muito marcante e desafiador, mas, ao mesmo tempo, muito enriquecedor. Tive a sorte e a felicidade de ter ao meu lado nestes quatro anos a colega Vera Lúcia Carlos. Interessada, inteligente, com uma imensa dedicação ao trabalho, e um comprometimento ímpar com os ideais e a atuação do Ministério Público do Trabalho. Desejo à Vera e aos colegas João Filipe e Sofia uma gestão brilhante, de muito sucesso.”

Em sua saudação à nova gestão, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, mencionou os desembargadores presentes e ressaltou a importância do Ministério Público do Trabalho: “ Vejo aqui muitos colegas do TRT, prestigiando esta cerimônia. A presença de todos nós aqui é a confirmação do reconhecimento do papel do Ministério Público do Trabalho na defesa da justiça trabalhista. A importância do MPT nos tempos recentes e difíceis que vivemos foi fundamental. Venho aqui trazer meu abraço e reafirmar o compromisso de diálogo e trabalho com a Vera e agradecer ao João Eduardo, com quem tive a oportunidade de convivência gratificante. Desejo muito sucesso à Vera, João Filipe e Sofia”, finalizou a desembargadora.

Em uma fala com muitas referências culturais e jurídicas, o presidente da ANPT, José Antonio Vieira de Freitas Filho, cumprimentou a nova gestão e destacou a presença forte das mulheres no MPT: “ Venho trazer o abraço de um cidadão fluminense, andarilho por dever de ofício, carioca e soteropolitano honorário, às colegas e aos colegas da PRT2, a maior Unidade do Ministério Público do Trabalho, todas associadas, todos associados da ANPT, um orgulho para a nossa Classe, que se distingue pelo afeto, inclusive, e sobretudo, pelo afeto que devota ao juramento comum de defender a ordem jurídica, a democracia e o interesse público. Venho a São Paulo, principalmente, prestar a mais absoluta deferência à procuradora-chefa Vera Lúcia Carlos, e aos colegas que irão acompanhá-la na direção desta grande PRT, João Filipe e Sofia Vilela. Devo dizer, sem ocultar a clara referência a Fernando Pessoa e a Florbela Espanca, que as mulheres do MPT põem o máximo que são no mínimo que fazem. Por isso, brilham tão intensamente – como a lua, que vive na altitude da poesia, a pratear rios e mares. O MPT é a única instituição do sistema de justiça da União em que o número de mulheres já supera o de homens, dado que nos deve estimular à eliminação de toda e qualquer barreira discriminatória e à obtenção de avanços ainda mais significativos em empatia, em inclusão, no respeito e na valorização da diversidade, inclusive para que, por exemplo, a referida superioridade numérica se reflita nos cargos e encargos de liderança e de representação. Desejo-lhes, Vera e João Filipe, pleno êxito e agradeço, muito sinceramente, pela predisposição e pelo comprometimento”, finalizou o presidente da ANPT.

Em discurso que encerrou a solenidade, o procurador-geral do Trabalho José de Lima Ramos Pereira falou dos grandes desafios que é estar à frente da administração da procuradoria do trabalho da maior cidade do Brasil, e aconselhou: “O segredo é ouvir. Estar sempre aberto a ouvir contribuições, críticas, sugestões, a agregar pessoas e ideias. O mosaico da existência humana simboliza a democrática cidade de São Paulo e se manifesta pela pluralidade de ideias, de ideais, de culturas, de sonhos, de desafios e de esperança. Aqui, na Selva de Pedra, tem espaço para tudo e para todos, para o bem e para o mal. O desempenho dessa função a que Vera já iniciou exige visão, paixão, pensamento estratégico, habilidade de comunicação e de promover a união e a automotivação, além da congruência, da capacidade de adaptação, da disciplina, da resolução, da busca constante por excelência e coragem para decidir diante das adversidades e enfrentar os inúmeros desafios, que na maioria das vezes são impossíveis de serem previstos, mas que sempre existirão por fazer parte da dinâmica social. E é nessa hora, que o gestor precisa de tranquilidade, maturidade e equilíbrio, para na solidão de sua decisão, acertar ou corrigir o curso. Solidão que não se confunde com autoritarismo: a união de ideias, opiniões e conselhos são tão importantes quanto à própria decisão", afirmou Lima.

"O caminho dialogado é o caminho do acerto. Desse modo, o diálogo, a harmonia e o equilíbrio, são chaves fundamentais para se encontrar o bom caminho, o caminho do meio: sem radicalismo; sem exageros; sem medos. Seremos diariamente testados por situações diversas: ao invés de criticar, reclamar ou maldizer, cabe-nos – sempre – reforçar para a sociedade, a importância de uma legislação que proteja os direitos sociais constitucionalmente previstos. Está em nossas mãos a conscientização da população da importância das garantias, direitos, deveres e prerrogativas Ministério Público, para bem exercer o seu papel constitucional da sua função essencial, que é imprescindível para o Estado Democrático de Direito. Nos próximos 02 anos de gestão da Procuradoria Regional do Trabalho da 2a Região que não falte coragem para a procuradora-chefe Vera Lucia Carlos, para o vice-chefe João Filipe Moreira Lacerda Sabino e para Sofia Vilela de Moraes e Silva, pois “a coragem conduz às estrelas” (Sêneca), completou o procurador-geral do Trabalho.

Estiveram presentes na cerimônia também a procuradora-chefe do MPT em Campinas, Alvamari Cassillo Tebet; a diretora da Escola Superior de Advocacia, Sarah Hakim, representando também a Federação nacional dos Advogados e a Associação dos Advogados Trabalhistas; o representante do Senador Marcos Pontes; representantes dos secretários municipais de Saúde e da secretaria de Justiça; o subcomandante do 11º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, Major PM Max Andre de Magalhães; Oficial Jade Caputo Correia, de Assuntos jurídicos do Comando Militar do Sudeste; desembargadores, procuradores e sub-procuradores do Trabalho, desembargadores do TRT2, advogados, servidores além de outras autoridades.

A solenidade foi acompanhada pela Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar de São Paulo.

 

DSC 0887
DSC 0887

nota2
nota2

 

DSC 0941
DSC 0941

 

Imprimir

  • banner pcdlegal
  • banner abnt
  • banner corrupcao
  • banner mptambiental
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • Portal de Direitos Coletivos