Procuradora-chefe do MPT-SP participa do VI Congresso Internacional sobre Saúde Mental do Trabalho
Evento contou com participação de pesquisadores das áreas de Psicologia, Direitos Humanos e do Trabalho, Psiquiatria e Medicina do Trabalho
Claudia Regina Lovato Franco, procuradora-chefe do MPT-SP, participou do VI Congresso Internacional sobre Saúde Mental do Trabalho, realizado pelo Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás.
O evento foi realizado dos dias 21 a 23 de outubro e abordou temas relacionados à saúde mental do trabalhador sob um aspecto multidisciplinar. Entre os temas tratados, estão: “Trabalho em Tempos de Globalização”, “A Organização do Trabalho como Fator de Adoecimento” e “O Papel do Gestor na Organização do Trabalho”.
“Foi um encontro muito importante para debater com sociólogos, psicólogos, psiquiatras e pesquisadores como o meio ambiente de trabalho reflete diretamente sobre a personalidade do indivíduo. Precisamos colocar em prática tudo o que foi apresentado nesse congresso, sempre levando em conta a qualidade de vida do trabalhador, com ênfase na cooperação e a solidariedade no ambiente de trabalho, fatores essenciais para a promoção da saúde mental do trabalhador”, afirmou Claudia Lovato Franco.
O evento contou com a presença também das procuradoras-chefes do MPT no Espírito Santo e MPT em Goiás, procuradoras Ana Lucia Coelho de Lima e Janilda Guimarães de Lima respectivamente.
O último palestrante do evento foi o psiquiatra e psicanalista Christophe Dejours, professor do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios e é diretor do Laboratório de Psicologia do Trabalho da França. Ele falou sobre os impactos da organização do trabalho sobre a saúde mental do trabalhador e trouxe dados importantes e atuais sobre o tema.