Elisa Lucinda ministra aula especial de curso para jovens negras e negros
Atriz e poetisa participa da ação com MPT, Uneafro e OIT que vai formar 60 alunos da periferia em Direito Antidiscriminatório
São Paulo, 23 de julho - Amanhã à noite (24/7), no auditório do MASP (Museu de Arte de São Paulo), o projeto educacional “Jovem Promotor de Direito Antidiscriminatório” terá uma palestra especial em seu 4º módulo: a atriz, poetisa e jornalista Elisa Lucinda foi convidada falar sobre o tema “Palavra é poder”, aula que abordará a questão da mulher negra e o engajamento social.
Além dos trabalhos de dramaturgia na TV e no cinema, Elisa é reconhecida por popularizar a poesia ao fundar a instituição socioeducativa Casa Poema e desenvolver projetos como “Palavra de Polícia, Outras Armas”, em que ensina poesia falada a policiais, procurando alinhá-los aos princípios dos direitos humanos e raciais. Para assistir à palestra é necessário realizar inscrição preenchendo formulário disponibilizado em https://bit.ly/2N7KsHy.
Sobre o projeto
De iniciativa da Uneafro Brasil (União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-SP) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o projeto propõe a formação de 60 jovens oriundos de cursinhos comunitários da Uneafro e pessoas interessadas. Os encontros mensais abordam diversidade, direitos humanos e direito antidiscriminatório. Na área de edição de vídeos, o projeto prevê uma ação estratégica dos jovens em suas comunidades, com apoio do SESC Ipiranga e Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação Popular.
O curso visa fortalecer o protagonismo juvenil, a conscientização para a questão étnico-racial, de gênero, diversidade, combate ao trabalho infantil e denúncia de discriminação e assédio no trabalho. As aulas vêm sendo ministradas por professores do campo jurídico e de movimentos sociais que atuam diretamente com tais temáticas, numa perspectiva crítica e transformadora. A Uneafro é um movimento social que organiza cursinhos comunitários e populares voltados jovens negros e periféricos em 25 localidades do Estado de São Paulo.
Aula “Palavra é poder”, com Elisa Lucinda
Data: 23/7, às 18h30
Local: Auditório do MASP (Museu de Arte de São Paulo) - 1578 - Bela Vista, São Paulo