Representante da Conalis do MPT em São Paulo é convidado a falar sobre o futuro dos sindicatos a advogados da Comissão de Direito Sindical da OAB-SP
Evento na OAB-SP foi alusivo à campanha Maio Lilás 2022, cujo objetivo é dar visibilidade à importância da atuação dos sindicatos na defesa e ampliação dos direitos dos trabalhadores.
No dia 25 de maio, o Procurador do Trabalho Bernardo Leôncio Moura Coelho, representante da Coordenadoria de Promoção da Liberdade Sindical do MPT em São Paulo, participou como palestrante em reunião para advogados integrantes da Comissão de Direito Sindical na sede da OAB-SP, em evento alusivo ao movimento Maio Lilás, cujo objetivo é promover o princípio da liberdade sindical e seus presentados, trabalhadores e empresas.
O Procurador Bernardo Coelho foi recebido pelo presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-SP, Carlos Eduardo Dantas Costa, e discorreu sobre as perspectivas e ideias para o futuro dos sindicatos. A CONALIS vem, ao longo de sua breve história, promovendo a liberdade sindical e atuando contra a prática de condutas antissindicais praticadas no ambiente laboral.
O procurador lembrou que praticamente todos os direitos trabalhistas, como limitação da jornada de trabalho, 13º salário, férias remuneradas, descanso semanal remunerado, adicionais salariais, limitação de jornada, aposentadoria, entre outros, foram frutos de uma longa e histórica luta da organização coletiva dos trabalhadores, principalmente por meio das entidades sindicais. "No contexto da pandemia, a valorização e participação das entidades sindical se mostrou mais uma vez evidente, assumindo um papel decisivo não apenas na proteção dos empregados nos locais de trabalho, mas também na luta em defesa de todos os trabalhadores".
A partir deste evento, que contou com advogados de entidades sindicais, profissionais e patronais, bem como de todos os interessados no sindicalismo, pretende-se a assinatura de termo de cooperação entre a Ordem dos Advogados do Brasil – SP, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e Ministério Público do Trabalho para sinergia de atuação.
A reunião, ainda em decorrência da pandemia, se realizou de forma híbrida, com participação de advogados presencialmente e por meio de transmissão pelo canal do youtube.