Sede do MPT-SP fica iluminada de laranja em apoio à campanha pelo fim da violência contra a mulher
São Paulo, 25/11/2022 - A fachada da sede do Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP), ficará iluminada na cor laranja até o dia 10 de dezembro, em apoio à campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.
A campanha é uma iniciativa global coordenada pela Organização das Nações Unidas e tem como objetivo a conscientização e o engajamento de indivíduos e organizações na prevenção e na eliminação da violência contra mulheres e meninas, com ênfase na interseccionalidade racial. A iniciativa teve sua primeira edição em 1991, com 23 mulheres ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres.
Os 21 dias de ativismo, como conhecemos no Brasil, tiveram início junto com o cenário internacional de 16 dias: de 25 de novembro (Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher) a 10 de dezembro (Dia Internacional de Direitos Humanos). Mas no Brasil, a inciativa incluiu o dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), por entender que mulheres negras sofrem violência tanto por serem mulheres como pela questão racial.
Programa pelo fim da violência contra a mulher – O MPT coordena há 1 ano o Programa Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A iniciativa é da Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil (GMB).
O programa, apresentado à sociedade em 23 de novembro de 2021, estimula o setor empresarial a aumentar a empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade e de violência de gênero atendidas pelo sistema de garantia de direitos.