MPT promove II Encontro Anual de Empregabilidade LGBTQIAPN+
Evento acontece no dia 14 de novembro, em modalidade híbrida, a partir das 8h
Brasília (DF) – O Ministério Público do Trabalho realiza, no próximo dia 14 de novembro, o II Encontro Anual de Empregabilidade LGBTQIAPN+. Promovido em parceria com a Aliança Nacional LGBTI+, o evento trará debates sobre projetos e práticas de inclusão no mercado de trabalho que garantam mais diversidade de gênero e sexo. O encontro será realizado na modalidade presencial e virtual e poderá ser acompanhado no canal TVMPT, no Youtube. As inscrições podem ser feitas no site da Aliança Nacional LGBTI+.
Gerente do Projeto Empregabilidade LGBTQIAPN+ do MPT, o procurador Eduardo Varandas Araruna destaca a importância da luta pela garantia de emprego a todas as pessoas. "Temos um cenário que discrimina a população LGBTQIAPN+, quanto ao acesso ao mercado formal de trabalho. O índice de desemprego entre pessoas transgênero chega a 90%", afirma Eduardo Varandas. "O evento vem em prol de uma agenda afirmativa para eliminar tais desigualdades. São a desocupação e o trabalho precarizado e hostil que resvalam essas pessoas no limbo da cidadania. Precisamos transformar essa realidade."
O procurador Igor Sousa Gonçalves, vice-gerente do Projeto Empregabilidade LGBTQIAPN+ do MPT, complementa: "O encontro anual de empregabilidade LGBTQIAPN+ promovido pelo Ministério Público do Trabalho de 2024 busca promover a inclusão e diversidade no trabalho, fortalecendo ações afirmativas e buscando um espaço de diálogo entre o poder público, empresas, trabalhadores e comunidade LGBTQIAPN+.
O MPT e a Aliança Nacional LGBTI+ vão firmar Acordo de Cooperação Técnica (ACT) durante a realização do II Encontro, com a finalidade de promover a cooperação em áreas técnicas, científicas e educacionais para fortalecer a atuação do Ministério Público na proteção dos direitos fundamentais das pessoas LGBTI+ nas relações de trabalho. Entre os participantes do II Encontro estão Toni Reis, diretor-presidente da Aliança Nacional, Hiago Mendes Guimarães, coordenador-geral de Defesa das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e a vice-coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades do e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, Fernanda Barreto Naves. O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, estará presente na abertura do evento.
Nos dias 12 e 13 de novembro integrante do MPT participarão do I Seminário Nacional de Empregabilidade LGBTI+, na sede do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília/DF. O evento reunirá atores-chave e iniciativas no campo da empregabilidade LGBTI+ para, em conjunto, analisar o cenário atual, promover o intercâmbio de experiências e buscar soluções sustentáveis que ampliem a inclusão da população LGBTI+ no mercado de trabalho brasileiro.