Comemoração de posse do procurador-chefe do MPT em São Paulo reúne magistrados, representantes do executivo, legislativo, membros do MP e servidores
Aconteceu na na terça-feira 27/10, na sede do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, a solenidade de posse do novo procurador-chefe da instituição, Erich Vinicius Schramm, para o biênio 2015/2017.
O novo chefe do MPT-SP compôs a mesa solene do evento ao lado do procurador-geral do trabalho, Ronaldo Fleury; da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ᵃ Região (TRT2), desembargadora Silvia Devonald; do representante da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Antônio Salim Curiati; do procurador-chefe do Ministério Público Federal em São Paulo, Tiago Lacerda Nobre; do subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, José Antônio Francó da Silva; do representante da OAB SP, Lívio Enescu; da subprocuradora regional da União da 3ª Região, Caroline Bulhosa de Souza; do chefe da Defensoria Geral do Estado de São Paulo, Rafael Valle Vernaschi e do presidente da Associação Nacional do Procuradores do Trabalho, Carlos Eduardo de Azevedo Lima.
O novo procurador-chefe assumiu o cargo no dia 1º de outubro, em Brasília. Para acompanhá-lo em sua gestão, Wiliam Bedone, procurador-chefe substituto; Marco Antônio Ribeiro Tura, coordenador de 1º grau; e Vera Lúcia Carlos, coordenadora de 2º grau, também assumiram o corpo diretivo.
Ao discursar para servidores, membros do MP, autoridades, amigos e familiares, Erich Schramm falou sobre a nova função em sua carreira: “Um novo aprendizado a mim foi destinado – “chefiar iguais”. Entender os seus anseios e buscar a sempre aguardada e pronta solução, nem sempre possível. Também a mim foi reservado, nesse momento difícil de cortes e resseção, compreender os martírios e buscar as alternativas viáveis para as necessidades de nossos fiéis escudeiros – os servidores”.
Erich afirmou que os desafios o inspiram, e que irá focar sua gestão em prol do trabalho digno para todos. “Desde os primeiros instantes dessa gestão regional, a preocupação maior voltou-se para o nosso principal patrimônio – o “capital humano”. Nem poderia deixar de ser assim. Se buscamos centrar a nossa atuação profissional em prol de um trabalho digno, sob as mais variadas vertentes, temos que irradiar isso a partir de nossa própria Casa, não obstante as diferenças entre o empregador privado e o administrador público, esse último, com limites instransponíveis para sua iniciativa”, finalizou o procurador chefe do MPT
Para o procurador-geral do Trabalho, o novo chefe do MPT em São Paulo terá grandes desafios: “Guimarães Rosa diz, em Grande Sertão Veredas, que passarinho que apruma a asa, o voo é certo. Eu não tenho dúvida nenhuma de que você está pronto para o voo de chefiar uma procuradoria do tamanho que é, da responsabilidade para o país, que repousa nos ombros da procuradoria regional do trabalho da segunda região”, afirmou Ronaldo Fleury. “Algumas características são essenciais não só para a função da chefia, mas principalmente para a função de liderança dessa casa a vivência é muito importante. Erich já tem a vivência suficiente para exercer com muita sabedoria o cargo de procurador-chefe da segunda região”, finalizou desejando sucesso ao novo chefe do MPT em São Paulo.
A presidente do TRT2, desembargadora Silvia Devonald, parabenizou o procurador-chefe pela nova função e manifestou apoio à sua gestão: “em nome do TRT2 gostaríamos de manifestar aqui nosso total apoio a todas as atividades que têm sido desenvolvidas pela procuradoria ao longo dos anos. O MPT sempre esteve ali na primeira linha para nos dar total apoio em questões como trabalho escravo, trabalho infantil, trabalho seguro, o que é fundamental em nossas atividades. Desejo sucesso e trabalho ao novo procurador-chefe, e que possamos estreitar ainda mais nossos laços. ”
Para o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Carlos Eduardo de Azevedo Lima “a sociedade paulista e paulistana seguramente continuará a contar com uma atuação destacada do MPT em São Paulo, com Erich à frente desta instituição nos próximos dois anos, quanto à defesa dos direitos sociais”.
O deputado Antonio Salim Curiati, que representou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, discorreu sobre a biografia do procurador-chefe empossado e pediu uma salva de palmas ao novo gestor. “Temos certeza de que o Dr. Erich Vinicius é um modelo de atuação e merece todo nosso respeito. Fazemos votos de êxito aos doutores Erich e seu vice William Bedone em suas realizações nesta instituição que tanto realiza em prol dos direitos dos trabalhadores”.
Estiveram presentes na cerimônia também a presidente da Fundacentro, Maria Amélia Reis; o superintendente da Polícia Federal de São Paulo, Disney Rosseti; o coronel Marcos, representando o Comandante Militar do Sudeste, general Mauro César Lorena Cid; o procurador-chefe do MPT em Campinas, Eduardo Luis Amgarten; desembargadores do TRT2, advogados, representantes do executivo e do legislativo paulista, membros dos diversos ramos do MP, além de outras autoridades.
A solenidade foi acompanhada pela Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar de São Paulo, que executou o hino nacional, e pelo violonista Renato José, da Laramara, Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.