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MPT-SP oficializa implantação de CIL no atendimento a pessoas com deficiência

Central de Interpretação de Libras (CIL) é sistema que permite a pessoas com deficiência terem acessibilidade e maior independência ao utilizarem serviços públicos

São Paulo, 21 de setembro - O ministério Público do Trabalho em São Paulo, representado por seu procurador-chefe Erich Vinicius Schramm, recebeu hoje, Dia nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, representantes da Secretaria municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para oficializar a implantação de atendimento por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), que estava sendo debatida e adaptada desde junho de 2016.

A implantação do atendimento pelo CIL no MPT-SP terá como objetivo facilitar o registro de denúncias trabalhistas, e vai envolver, inclusive, uma análise da acessibilidade nos sites do órgão. Serão realizados, conjuntamente, encontros periódicos para explicar a atuação do MPT às pessoas com deficiência, e como estas podem se utilizar dos serviços oferecidos aos cidadãos.

Equipes do MPT-SP e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Equipes do MPT-SP e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
 

 

Coordenada pela secretaria municipal, a CIL é uma central de atendimento com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), profissionais surdos e guias-intérpretes que realizam a intermediação entre os serviços públicos e pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos. Eles muitas vezes encontram dificuldades para solicitar serviços, relatar problemas ou fazer denúncias, já que os setores de atendimento normalmente não têm preparo para receber suas solicitações.

Uma das modalidades de atendimento do CIL é o aplicativo SMPED-CIL, disponível na versão de testes na Play Store e na Apple Store para usuários de Android e IOS (Smartphones e Tablets) e também para PCs com Windows. Por meio de chat e vídeo, entre outros recursos, o cidadão com deficiência pode se conectar ou ser conectado à CIL, onde faz sua solicitação por meio da Libras, de teclado em braile ou simplesmente por escrito. A solicitação é recebida pela central que a transmite ao atendimento do serviço público a ser utilizado. A troca de mensagens acontece em tempo real, e pode, inclusive, ser utilizada em situações de emergência.  

Imagem do aplicativo SMPED-CIL em smartphone
Imagem do aplicativo SMPED-CIL em smartphone
 

A iniciativa faz parte do projeto de acessibilidade que está sendo desenvolvido no âmbito do MPT-SP, com cursos de formação para que o órgão esteja apto a receber pessoas com deficiência não só em seu quadro técnico, mas também população em geral que procura o MPT para denúncias, informações ou participação em algum curso ou palestra.

 

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