MPT em São Paulo inaugura exposição Abril Verde
Evento, que ficará aberto à visitação até o final de abril, é uma das ações de conscientização pela saúde do trabalhador e prevenção de acidentes de trabalho
Para sensibilizar a sociedade quanto à necessidade de prevenção, o Ministério Público do Trabalho em São Paulo organizou uma exposição de fotos de trabalhadores em seus ambientes de trabalho, mostrando as condições frágeis que ainda muitos cidadãos executam suas atividades laborais, com riscos à saúde e à vida. A exposição Abril Verde 2018 “Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho”, faz parte de várias ações integradas de todo o MPT e instituições parceiras durante este mês, com o objetivo de conscientizar a sociedade de que quanto “mais prevenção no trabalho, mais vida”.
Para a coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT) do MPT em São Paulo, Celia Camachi Stander, “Dia 28 de abril é um dia especial pela memória dos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho. Em respeito à eles e às suas famílias, e para reformar uma de nossas missões que inauguramos hoje essa exposição, para lembrar e homenagear e para reforçar que não queremos que as estatísticas tristes das mortes por acidentes de trabalho continuem”.
Ao abrir a exposição, o procurador do Trabalho e vice-coordenador da CODEMAT, Patrick Maia Merísio, explicou que o objetivo é chamar a atenção para uma situação ainda muito comum e bastante alarmante, que são os acidentes de trabalho ainda persistentes no Brasil. “Além da tragédia na vida do próprio trabalhador e de seus familiares, o acidente de trabalho enseja também danos para toda a sociedade. Atinge a empresa, a economia, a saúde e a previdência.”
A exposição conta com 13 imagens de locais de trabalho em setores como construção civil, fabricação de telhas de amianto, agropecuária e atividades portuárias. Os registros são de André Esquivel, do livro Trabalho, e de Marlene Bergamo, Tibério França, Walter Firmo e Geyson Magno, da obra O Verso dos Trabalhadores. As fotos também estarão expostas na Câmara de Vereadores de São Paulo.
Seminário marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho - No dia 27 de abril, na sede do MPT em São Paulo, a CODEMAT irá promover o seminário Prevenção dos Riscos à Saúde Decorrentes da Exposição à Sílica, com participação da COVISA (Coordenadoria de Vigilância Sanitária), para debater as ações que estão sendo desenvolvidas pelos órgãos para evitar a contaminação de trabalhadores pela sílica, componente e matéria prima para a fabricação de vidro, telhas, cimento e outros produtos. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares, causando graves danos a eles e levando a uma fibrose pulmonar nodular irreversível e podendo levar à morte.
Dados sobre acidentes de trabalho - Somente no primeiro trimestre de 2018, os gastos estimados com benefícios acidentários no país já ultrapassam R$ 1 bilhão. São consequências da falta de prevenção à saúde do trabalhador, que geraram esse montante, somados auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente. Nesse período, foram emitidas mais de 150 mil Comunicações de Acidentes de Trabalho, entre as quais estão notificadas 585 vítimas fatais. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Smartlab de Trabalho Decente MPT – OIT, acessados no dia 28 de março.
Abril Verde - A campanha, de âmbito nacional, busca alertar para a importância da prevenção de adoecimentos e acidentes ocasionados pelo trabalho. Diversos monumentos e fachadas de órgãos estão sendo iluminados de verde pelo País. A Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT) lançou também uma série de cinco vídeos com depoimentos de atores e narração de um locutor, visando promover uma reflexão sobre o tema. Os vídeos são publicados semanalmente nos perfis do MPT no Facebook.
Evento dia 27 de abril – programa e inclrições: : http://servicos.prt2.mpt.mp.br/informe-se/eventos/