MPT discute os impactos do Censo Demográfico nas Políticas Públicas para Mulheres Negras
A mesa ocorrerá às 19hrs no Centro Cultural São Paulo
24 de julho de 2019 - A representante nacional da coordenadoria de promoção da igualdade do Ministério Público do Trabalho, procuradora Valdirene Assis, participa do Festival Latinidades, que acontece entre os dias e 23 e 27 de julho em São Paulo, coordenando, junto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os trabalhos da mesa de debates “Censo Demográfico Brasileiro e seus Impactos nas Políticas Públicas para Mulheres Negras”. O objetivo principal do debate é promover discussões que colaborem com a fase preparatória do Censo 2020 sobre a melhor forma de coleta de informações para o estabelecimento de questionário que permita o registro da imagem mais fidedigna possível do país.
“Pensar o Censo 2020 da perspectiva de gênero e raça é importante, vez que, não obstante avanços, as disparidades de gênero persistem e o recorte de raça nos revela a necessidade do enfrentamento de grandes desafios para a melhoria das condições de vida da maioria de nossa população, as mulheres negras”, afirma Valdirene. A procuradora explica que é a partir dos dados oficiais que se tem o retrato do Brasil e que são identificadas as demandas mais relevantes para o estabelecimento de políticas públicas, por exemplo.
Os dados oficiais do IBGE informam que a população negra brasileira representa 55% dos habitantes do país. Contudo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD revela preocupante desigualdade social, que vitima desproporcionalmente, especialmente as mulheres negras, seja na educação, saúde, trabalho, renda, habitação.
A preocupação com a realização do Censo 2020 motivou a Campanha Todos pelo Censo, lançada por funcionários do IBGE, com apoio de parlamentares e 19 entidades parceiras, sendo movimento de defesa da dotação orçamentária adequada, contra ingerências políticas e pela realização de pesquisa/coleta de dados que reflitam o Brasil real, para permitir a defesa dos direitos e liberdades de todas as brasileiras e braseiros, especialmente dos grupos historicamente discriminados.
O evento ocorrerá no dia 24/07/2019, quarta-feira, às 19h no Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo. Participam da mesa representantes do IBGE, Vando Nascimento; do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fernanda Lira; do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Mario Rogério Silva e da fundadora da Feira Preta, Adriana Barbosa.