Procuradores do MPT prestigiam posse de desembargadora que assume vaga destinada a membro do órgão
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, João Eduardo de Amorim, participou da cerimônia de posse da desembargadora Catarina von Zuben em vaga do Quinto Constitucional destinada a membro do Ministério Público do Trabalho.
São Paulo, 7 de abril de 2022 - A solenidade foi realizada na tarde de quarta-feira (6), nas dependências do auditório do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, em São Paulo, e contou com a presença das procuradoras e procuradores do MPT em São Paulo Ana Elisa Alves Brito Segatti, Lorena Brandão Landim Camarotti, Marisa Regina Murad Legaspe, Tatiana Leal Bivar Simonetti, Roberto Marcondes e o procurador-chefe em exercício do MPT Campinas, Eduardo Luís Amgarten, além amigos, familiares, desembargadores e representantes de diversas instituições públicas e da sociedade civil, como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB, dentre outras.
Em seu discurso, a magistrada considerou a nova posição como uma grande conquista e agradeceu, em discurso, a todos que participaram da sua jornada.” Sou muita grata ao Ministério Público do Trabalho. Conheci o Brasil de uma maneira da qual eu não teria a oportunidade de conhecer se não fosse por essa instituição, e pude constatar um país que muito carece de direitos sociais. Agradeço também ao TRT da 2ª Região, que me deu a honra de encabeçar a lista tríplice. Me senti acolhida antes mesmo da nomeação”, disse a desembargadora.
João Eduardo de Amorim lembrou de casos em que trabalharam juntos e elogiou seu comprometimento com as causas sociais. “Catarina sempre foi uma pessoa muito especial, uma colega excelente, e uma profissional extremamente comprometida com a defesa dos direitos sociais e que muito fará pelo TRT da segunda região. Posso afirmar com segurança que, um dia, quando for contada a história do Ministério Público do Trabalho, no que diz a respeito ao combate ao tráfico de pessoas, ao combate ao trabalho escravo, existe um antes e depois de Catarina von Zuben. Muito sucesso e muitas felicidades, os amigos do MPT estarão sempre seu lado”, afirmou o procurador-chefe do MPT em São Paulo.
Em um discurso emocionado, o procurador-chefe em exercício do MPT Campinas, Eduardo Luís Amgarten, agradeceu a ex-colega de Ministério Público pela contribuição dada à Regional, desejando votos de sucesso na nova carreira. “Eu poderia citar cargos, honrarias e títulos, mas o essencial, como diz o poeta, é aquilo que é invisível aos olhos. Catarina é uma pessoa íntegra, honesta e pura de coração. Ela vem lutando há anos para voltar à carreira da magistratura e hoje está recebendo a retribuição merecida. Não podemos compará-la a um rubi, ou a um diamante, mas a uma pérola, pois esta nasce do sofrimento. Por isso, talvez, seja a joia mais valiosa. Catarina é uma vencedora. Me orgulho dessa desembargadora que, com certeza, brilhará neste Tribunal”, afirmou.
Finalizando a cerimônia, a vice-presidente administrativa do TRT-2, Tânia Bizarro Quirino de Morais, renovou os votos de boas-vindas à desembargadora e, direcionando sua fala à Catarina, chamou atenção para a relevância do poder judiciário trabalhista no atual contexto político e social. “Vossa Excelência encontrará aqui muito trabalho, afinal, este é o maior Tribunal trabalhista do país. Mas encontrará, certamente, oportunidades intensas de crescimento intelectual e pessoal. Sabemos que o trabalho é árduo. Temos a tarefa de manter o poder judiciário trabalhista em pé, em um momento em que tantos insistem em colocá-lo de joelhos. Contamos com a sua colaboração para continuar entregando justiça social”, concluiu.