Erich Schramm é reconduzido ao cargo de procurador-chefe do MPT em São Paulo
Na quarta-feira, 13/12, foi realizada a cerimônia de recondução dos procuradores do Trabalho Erich Vinicius Schramm e William Bedone, respectivamente, aos cargos de procurador-chefe e procurador-vice-chefe do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, pelos próximos dois anos.
Participaram da solenidade o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa; o superintendente regional do Trabalho, Eduardo Anastasi; o chefe da Procuradoria da República do Estado de São Paulo, Thiago Lacerda Nobre; o subprocurador regional da União da 3ª região, Marco Aurélio Bezerra; o presidente da Associação dos Magistrados de Justiça do Trabalho de São Paulo – AMATRA2, Fábio Ribeiro da Rocha; a procuradora-chefe do MPT em Campinas, Maria Stela Guimarães de Martin; a vice-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, Sarah Hakim e o conselheiro da OAB/SP, Oscar Azevedo.
Em seu pronunciamento, Ronaldo Fleury cumprimentou os procuradores reeleitos e ressaltou o protagonismo da procuradoria no cenário nacional. “Parabenizo Erich e William, que conduziram esta procuradoria de forma firme e conciliadora. Esta é uma regional marcada por uma atuação finalística pioneira e exemplar para outras regionais do Brasil. E se vocês continuam a contar com a confiança dos colegas criteriosos, é porque fizeram por merecer. São Paulo tem histórico em atuações marcantes nas áreas portuária, direito sindical, trabalho infantil, trabalho escravo e direitos humanos, ao promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ou ao coibir o assédio moral. Agradeço o auxílio que sempre prestaram à PGT e peço aos colegas que continuem apoiando esta gestão nesta árdua missão de administrar esta importante procuradoria”, afirmou o procurador-geral.
O procurador-chefe reeleito fez uma retrospectiva dos dois anos, lembrou de seus primeiros dias no cargo e falou sobre os ataques que o MPT e a Justiça do Trabalho vem sofrendo. “Quando assumi a gestão, há dois anos, não tinha ideia da extensão deste cargo. Não é preciso só ter conhecimento técnico, mas também bom senso, firmeza e tato. Saber ouvir mais do que falar. Enfrentamos toda a sorte de conflitos, principalmente neste último ano com a reforma trabalhista e a tentativa de desmonte da justiça do trabalho. Mas somos fortes e sempre defenderemos o trabalho digno. Castrar a atuação do MPT e dos juízes não será fácil. Nós crescemos quando há problemas, quando eles são enfrentados. Esse é o nosso dia a dia. E, aqui em São Paulo, vamos continuar atuando fortemente nessa causa, ressaltou Erich.
No seu discurso, o presidente da ANPT, procurador Angelo Fabiano, elogiou o trabalho realizado pela gestão que foi reconduzida e lembrou dos anos em que atuou na regional paulista. “É uma honra voltar a esta casa no dia de hoje. Fui procurador em Santos e lá vivi momentos de felicidade na minha carreira. Hoje, na condição de presidente da associação, vivo outro momento de alegria ao participar desta solenidade de posse de pessoas que são mais do que colegas, são amigos, os quais respeito e admiro. Sabemos que São Paulo é a maior procuradoria do Brasil e sua atuação firme, principalmente na defesa dos direitos sociais, é incansável. A reforma trabalhista trouxe obstáculos, mas tenho certeza de que vocês continuarão defendendo a ordem jurídica e a independência do MPT’, finalizou.
Durante a solenidade, houve também uma homenagem aos procuradores Orlando Schiavon, feita pelo procurador Omar Afif, e Ana Francisca Moreira de Souza Sanden, que faleceram este ano, deixando um legado honroso e muitas saudades. “Os dois queridos colegas que nos deixaram precocemente tinham muito em comum. Eram dedicados, zelosos, práticos e extremamente inteligentes e cultos. Em comum também tinham o gosto artístico apurado. Eram pessoas de convívio fácil e de boa conversa e grandes aprendizados. Eles nos fazem muita falta”, lamentou o procurador-chefe Erich Schramm.
Participaram da cerimônia também membros do MPT e do MPF, magistrados, advogados, representantes da Fundacentro, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, da Associação dos Advogados de São Paulo, servidores, familiares e amigos.